Milhares de fiéis da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc) participaram da 5ª Peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, no dia 3 de junho, sábado. Um momento especial de oração, penitência e comunhão. A peregrinação foi presidida pelo bispo referencial, dom Edson Oriolo, e teve como tema “Filhos, vamos ao Santuário e aprendei-vos a serem servos como a Mãe da Piedade”.
Os fiéis começaram a chegar às 8h30 e participaram de acolhida presidida por dom Edson em frente à Ermida da Padroeira de Minas junto com o padre Carlos, pró-reitor do Santuário Nossa Senhora da Piedade. Ao longo do dia, participaram de celebrações, catequeses e confissões.
O Ano Mariano foi o tema da catequese, conduzida pelo padre Isaías, que destacou a celebração dos 300 anos da aparição de Nossa no Rio Paraíba; o centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima e os 250 anos de peregrinações ao Santuário Nossa Senhora da Piedade. Padre Isaías destacou a presença da mãe, manifestando a bondade de Deus e seus mistérios.
O vigário episcopal da Rensc, padre Antônio Moacir, presidiu a celebração penitencial, promovendo um momento de reconciliação: “É preciso que sejamos fiéis no compromisso de cristão, em nossa relação conosco mesmos, com Deus, com o outro, com a sociedade e com a nossa comunidade de fé”, orientou o padre, preparando os peregrinos para momento das confissões.
A Celebração Eucarística presida por dom Edson e concelebrada pelos padres da Rensc marcou o encerramento da programação da parte da manhã. Durante a homília, dom Edson destacou que a peregrinação é um momento especial de revitalizar a nossa vida como fiéis e de renovar as forças: “Hoje somos chamados a nos colocar no colo da nossa mãe e testemunhar cada vez mais a nossa fé”. O encerramento da peregrinação foi marcado por um momento especial, a oração do Terço Mariano conduzida pelo padre Antônio Moacir.