Nossa Senhora da Divina Providência

Nossa Senhora, Mãe da Divina Providência

A devoção a Nossa Senhora com o título de Mãe da Divina Providência começou no início do século XVII. Conta a tradição que, nessa época, os padres Barnabitas se dedicaram à obra da construção de uma igreja em honra a São Carlos Borromeu, Arcebispo de Milão, canonizado em 1610. São Carlos foi grande amigo e incentivador da Ordem dos Barnabitas. Após 15 anos de obras, os recursos começaram a faltar e ainda havia muita coisa a fazer. O superior da comunidade, Padre Brás Palma, decidiu, então, fazer uma peregrinação a pé até o Santuário de Nossa Senhora do Loreto (onde existe a pequena casa em que viveu a Sagrada Família, após sua volta do Egito). O sacerdote tinha a certeza de que sua oração seria atendida e conseguiria recursos para terminar a obra.

Ao retornar de Roma, procurou o Cardeal João Batista Lenie, solicitando ajuda para a construção da igreja, mas o Cardeal informou não havia recursos, já investidos em outras obras. Padre Palma não desanimou e redobrou suas orações, insistindo junto a Maria Santíssima, na convicção de que Ela deveria ser sua Providência. No ano seguinte, 1627, faleceu o Cardeal Lenie e seus funerais foram realizados na igreja inacabada, dedicada a São Carlos, no dia 4 de novembro, dia de sua festa. Mas, ao ser aberto o testamento do cardeal, uma surpresa: o Cardeal deixara boa parte de seus bens para o acabamento das obras da igreja de São Carlos Borromeu.

Já no século XVIII, em 1732, o padre Pietro Maffetti, pároco de São Carlos, teve a ideia de colocar uma réplica do quadro de Nossa Senhora, uma obra do pintor Scipione Pulzone, num local onde pudesse ser vista e venerada pelos fiéis. Ele encarregou outro artista, o Irmão Barnabita Pietro Valentini, de fazer uma reprodução do original. No dia 12 de julho de 1732, o quadro foi colocado num pequeno corredor, que servia de passagem aos religiosos, ligando o convento à igreja. Sob o quadro, padre Maffetti mandou escrever o título: Mater Divinae Providentiae, Mãe da Divina Providência. Em pouco tempo, o corredor onde estava a cópia do quadro ficou pequeno, devido ao grande número de fiéis que lá permaneciam para venerar a Bem-Aventurada Virgem. O Superior Geral dos Barnabitas na época, padre Mário Maccabei, mandou transformar o local em uma capela, inaugurada em 28 de junho de 1742. Em novembro de 1888, por um decreto do Cabido Vaticano, a imagem foi solenemente coroada, incentivando, assim, sua veneração sob o título Mãe da Divina Providência. A atual Capela Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, na Igreja de São Carlos ai Catinari, foi inaugurada em 1848.

De acordo com o Calendário Eclesiástico de 1914, sua festa passou a ser definitivamente celebrada no sábado, antes do terceiro domingo do mês de novembro, como é feita até hoje nas igrejas e capelas que a veneram como Padroeira.

Ó Maria. Mãe da Divina Providência, entrego-me inteiramente a vós.
Orientai a minha vida e obtende-me a graça de cumprir fielmente a divina vontade.
Alcançai-me o perdão dos meus pecados e sede minha proteção e guia, todos os dias de minha vida.
Amparai-me nas horas de luta e sofrimento.
Ajudai-me, ó Maria, a conseguir a renovação interior do meu coração, para que nele eu possa acolher vosso divino filho, Jesus.
Livrai-me de todo mal e de tudo que possa ser obstáculo à eficácia de vossa proteção.
Ó doce Mãe da Providência, lançai um olhar materno sobre mim;
e, se ofendi o Coração Sagrado de Jesus, cobri-me com o manto de vossa proteção e serei salvo.
Vós sois a minha esperança neste mundo, guiai com segurança os meus passos até a vida eterna.

Amém.