No Matrimônio, homem e mulher constituem uma comunhão íntima por toda a vida e celebram o amor esponsal de nosso Deus. Essa união foi elevada por Cristo Jesus à dignidade de sacramento, para o bem dos cônjuges e das famílias, pois é capaz de exprimir a entrega de Cristo na cruz pela humanidade (cf. Ef 5,32). A Sagrada Escritura, ao narrar a criação do homem e da mulher à imagem e semelhança de Deus, ao tomar como a união entre esposo e esposa como imagem da Aliança, e ao terminar com a visão das “núpcias do Cordeiro” (Ap 19, 9), revela a grandeza desse sacramento. Do princípio ao fim, a Escritura fala do Matrimônio e do seu “mistério”, da sua instituição e do sentido que Deus lhe deu, da sua origem e da sua finalidade, das suas diversas realizações ao longo da história da salvação, das suas dificuldades nascidas do pecado e da sua renovação “no Senhor” (1 Cor 7, 39), na Nova Aliança de Cristo com a Igreja.

Preparação para o Matrimônio: os noivos devem apresentar, na secretaria da igreja, a identidade e comprovante de endereço para a marcação da data, ao menos três meses antes. Conforme a procura, esse agendamento deve ser feito com maior antecedência ainda. É importante fazer contato telefônico prévio com a paróquia para se informar sobre detalhes do processo matrimonial, que envolve: o agendamento e apresentação dos documentos, os proclamas e a entrevista. Além do processo, exige-se a participação no encontro catequético pré-matrimonial.

A partir da confirmação do Matrimônio, os noivos deverão providenciar os documentos e apresentá-los na paróquia de residência da noiva ou do noivo para a abertura do Processo Matrimonial, no período de 6 (seis) a 3 (três) meses antes da cerimônia religiosa.

Relação de documentos que deverão ser apresentados pelos noivos no prazo acima assinalado:

• Certificado de participação no Encontro de Preparação para o Matrimônio (Curso de Noivos);
  • Cópia de comprovante de residência;
  • Batistério ou Certidão de Batismo original, com emissão máxima de 6 (seis) meses (deve ser retirada na paróquia onde se realizou o Batismo);
  • Cópia da carteira de identidade;
  • Cópia do protocolo de agendamento do casamento civil;
  • Certidão de Casamento Civil (somente este documento poderá ser entregue até 1 (um) dia antes da cerimônia religiosa).

Mais informações na secretaria paroquial.