Paróquia

Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência

07h30

10h
18h
20h
19h30
- Missa semanal
19h30
- Missa semanal
19h30
- Missa semanal
19h30
- Missa semanal
19h30
- Missa semanal
17h

Comunidade Santa Marcelina

Domingo
08h30 - (Atualmente restrito à comunidade das irmãs Marcelinas)
Sábado
19h

Comunidade Santa Teresinha

Domingo
09h - (Provisório)
Sábado
18h30

Comunidade São Geraldo

Domingo
09h

Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Domingo
17h30 - (Provisório)

Comunidade São Sebastião

Sábado
17h

Comunidade Santa Ana

Sábado
19h
Você está em:

 

A Pastoral do Dízimo tem por objetivo levar aos fiéis o verdadeiro sentido de participação na sociedade cristã – a Igreja – da qual cada batizado é parte. O dízimo objetiva atender a três dimensões na Igreja:

 

Dimensão Religiosa e Eclesial: 

A comunidade é lugar de fé

“O sentido comunitário realiza e reforça a dimensão pessoal de cada cristão. Como no corpo, em que cada membro é necessário para o bem de todos, na comunidade, ‘Cristo abraça em Si mesmo todos os crentes que formam o seu corpo, o cristão compreende-se a si mesmo neste corpo, em relação primordial com Cristo e os irmãos na fé’ (CNBB, doc 100, pág. 80). É durante a Celebração da Palavra e da Eucaristia que nos alimentamos para a vida.

O dízimo é um gesto de fé. Para o dizimista, a comunidade é a extensão da sua casa. Com gratidão ele contribui para o sustento de suas estruturas (templo, salões paroquiais, secretaria, funcionários entre outros). Parte da arrecadação do dízimo, também, é destinada ao fundo de solidariedade arquidiocesano que viabiliza vários projetos: manutenção dos padres, vicariatos, instâncias diocesanas, comunidades em dificuldade financeira e ações sociais.

 

 

Dimensão Missionária: 

A comunidade cristã é lugar de compromisso

Ela “anuncia Jesus Cristo e acolhe novos membros que, pelo Batismo, se tornam discípulos do Senhor” (CNBB, doc 100, pág. 49). A comunidade, portanto, é por sua natureza missionária, responsável pelo testemunho e pelo anúncio da Boa Notícia, pela Evangelização.

O dizimista dá testemunho de fé e com seu dízimo contribui para a organização de momentos formativos, promoção da catequese, impulsiona o sustento das pastorais e capacitação dos ministros ordenados, leigos e leigas.

 

Dimensão Caritativa:

A comunidade é lugar da partilha de bens e de dons

Trata-se da manifestação autêntica da fé dos cristãos. “Os membros da comunidade vivem o compromisso social, especialmente promovendo a justiça e os direitos humanos, numa evangélica opção pelos pobres e na prática da ética do cuidado com todos os necessitados da sociedade” (CNBB, doc 100, pág. 84). A caridade para com os pobres é uma dimensão constitutiva da missão da Igreja.

O dizimista é solidário. “Deus ama quem dá com alegria” (2 Cor 9,7). É a alegria de doar com liberdade e consciência de ser um sinal de partilha. Com o seu dízimo a igreja investe nas ações sociais e projetos de transformação e promoção humana.

 

 

ARTIGOS

O dizimista vê, sente compaixão e cuida 

Por meio do dízimo, que é uma contribuição motivada pela fé, os fiéis vivenciam a comunhão, a participação e a corresponsabilidade na evangelização.

 

A prática do dízimo e a cidadania
O dízimo não serve apenas para fortalecer o setor econômico das paróquias, ele tem a propriedade de formar cidadãos …

 

 

Pastoral do Dízimo busca a interação com outras pastorais
Este é o desafio na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia: fortalecer o trabalho conjunto, envolvendo as demais pastorais em sua ação evangelizadora.

 

Dízimo: gratidão, fé e encontro com Deus

O coração humano, movido pela gratidão, reconheceu a importância do criador. Tudo é do Pai! Assim, nasceu o dízimo. Uma resposta amorosa de quem se sentiu amado…

 

Dizimistas garantem manutenção da Paróquia São Bernardo e promovem a evangelização

A Pastoral do Dízimo na Paróquia, situada na região norte de BH, conta com a dedicação de 45 agentes atuantes.

 

 

Dízimo, expressão de alegria

Ser dizimista, partilhar com alegria, é uma forma de dar sequência à Missão de Jesus, contribuindo com o processo de evangelização.

 

O que pode ser considerado dízimo?

O tempo dedicado aos trabalhos da Igreja pode ser considerado dízimo? Esse é um assunto que gera bastante dúvida quando se reflete sobre o dízimo.

 

Uma corda e um balde
Algumas pessoas ficam surpresas quando digo, em minhas pregações, que o Dízimo transcende as questões financeiras. Ele alcança um nível de intimidade com Deus que nos revela o Reino pela missão.

 

A missão de construir a Pastoral do Dízimo nas comunidades de fé
No processo de implantação da Pastoral do dízimo nas paróquias, não se pode perder a oportunidade de transmitir, no “primeiro anúncio”, uma mensagem coerente com as diretrizes da Igreja.

 

Pastoral do Dízimo: motivação e participação permanentes
Promove-se o dízimo cultivando a fé. A experiência do dízimo cresce com a qualidade da vida cristã, principalmente, do seu aspecto comunitário.

 

Campanha do Dízimo 2021

Faça download das peças de divulgação da Campanha do Dízimo 2021 e divulgue em sua paróquia ou comunidade.

Assista a mensagem de dom Walmor dedicada à Pastoral do Dízimo:

Para ser um dizimista, procure a secretaria de sua Paróquia.

CONTATO:

Secretariado Arquidiocesano do Dízimo

Telefone: (31) 3269-3195

E-mail: dizimo@arquidiocesebh.org.br

WhatsApp: (31) 98679-2663

Instagram: @pastoraldizimobh

Facebook: /pastoraldizimobh

Youtube: Pastoral do Dízimo BH

Site: https://arquidiocesebh.org.br/arquidiocese/atuacao/pastorais/pastoral-do-dizimo/